Os 7 passos que um vendedor precisa saber!
SER UM VENDEDOR
A função de um Vendedor é a divulgação e a venda dos produtos (ou serviços) de uma empresa junto a um universo específico de clientes (consumidores ou revendedores) desses produtos. O desenvolvimento do vendedor se deve primeiramente a sete conhecimentos básicos para se executar uma boa venda.
1 – CONHECER A VOCÊ MESMO
A primeira atitude a se tomar para se atingir uma venda bem sucedida é conhecer a si mesmo, fazendo uma auto-analise, pois o vendedor é a imagem viva da empresa. Para tanto consideramos os principais pontos para se fazer uma analise em si mesmo:
- A aparência e a saúde
- O modo de vestir
- O volume e o tom de voz
- A facilidade de transmitir informações
- Os conhecimentos gerais
- Os conhecimentos específicos
2 – CONHECER SUA EMPRESA
A segunda atitude a se tomar é conhecer bem a empresa em que ele representa, os principais pontos são:
- Dados gerais
- Dados estruturais
- Dados organizacionais
- Dados da imagem publica
- Objetivos da sua atividade
- Sistemas de comercialização
3 – CONHECER OS PRODUTOS E SERVIÇOS
Um bom vendedor deve-se sempre ter em mente de nunca levar suas preferências pessoais para o ato da venda, o segredo nesse ramo é oferecer o produto certo no momento certo e ao cliente certo.
Para se conhecer adequadamente os produtos e serviços aos clientes, antes de tudo identifique e relacione os produtos que você tem a sua disposição, verifique as características do produto, faça um resumo de cada produto, saiba das condições de comercialização do produto, leia e informe-se sobre as tendências de mercado a respeito do seu produto.
Saiba sempre planejar e desenvolver a apresentação do seu produto para atender os interesses e a necessidade de seus clientes.
4 – CONHECER BEM AS TÉCNICAS UTILIZADAS NO TRABALHO
Um bom vendedor sempre estabelece suas próprias metas fixas e procura sempre superá-las em um espaço de tempo definido. Para isto se é necessário ter algumas técnicas para atingir o objetivo como produzir o máximo possível com o mínimo de esforço, adequando-se aos recursos disponíveis que a empresa oferece no menor tempo possível e com o máximo de qualidade. Parece difícil, mas procure sempre ter um planejamento de suas atividades, organize-se mantenha controle dos resultados e procure sempre aplicar em novos clientes técnicas inovadoras, mas sempre seguindo o padrão de qualidade aprovado pela empresa.
Qualquer técnica é boa, desde que se faça ser produtivo, o que não é certo é não usar nenhuma técnica e deixar as coisas acontecerem sem a menor idéia de onde está indo.
5 – CONHECER O TERRITORIO DE ATUAÇÃO
Conhecer bem seu território de atuação é essencial para o sucesso, e significa:
- Definir geograficamente o seu território de atuação
- Definir mercadologicamente o seu território de atuação
- Identificar a infra-estrutura de seus serviços disponíveis
- Identificar seus clientes potenciais
6 – CONHECER SOBRE A CONCORRENCIA
A concorrência é uma realidade hoje em dia entre as empresas, deve-se sempre aproveitar esses casos e tirar proveito da situação.
Para se conhecer a concorrência deve-se saber:
- Quem está operando no mesmo território?
- Qual o tipo de estrutura da concorrência?
- Quem são as pessoas dentro da estrutura?
- Quais são os produtos que operam?
- Quais são as políticas de comercialização?
- Que tipo de propaganda e promoções eles realizam?
- O que está ao alcance para poder superar?
- Quais são suas vantagens em cima da concorrência?
Quanto mais procurar conhecer a concorrência, mais capacitado ficará para poder tirar proveito da situação. Uma observação importante é que nunca se deve falar mal de uma concorrente, pois deixa de mostrar as qualidades que você apresenta como um bom vendedor. Provando que a empresa concorrente não é boa, você não estará, necessariamente, mostrando que o cliente deve confiar em você.
7 – CONHECER BEM SEUS CLIENTES
Todo vendedor deve ter isso em mente: “Sem conhecer bem o cliente, nada poderá ser feito para poder atingir suas metas”. Atender e saber prestar serviços com eficiência necessária, ajudará a conquistar e expandir posições nos mercados. São formações que todos os que trabalham com vendas devem saber.
Para que isso aconteça, deve-se conhecer mais que tudo no cliente, como pessoa e como profissional, e a forma pela qual ele vai agir e reagir, em função do esforço do vendedor para conquistá-lo.
CONCLUSÃO
Nos sete itens relacionados no trabalho estão incorporados os conhecimentos que poderão levar a uma excelência na atividade de vendas. Mas não basta apenas adquirir o conhecimento e não aplica-lo, devemos incorporar sempre essas informações em nossos hábitos de vida e no trabalho.
Devemos ter sempre em mente:
- Saber selecionar e direcionar os nossos conhecimentos a superar os objetivos
- Incorporar os conhecimentos que temos nos hábitos pessoais e profissionais
- Tudo se aprende na pratica.
Recomendamos ainda que o vendedor deva sempre fazer uma pauta em toda sua atividade profissionais, para com isso contribuir de forma positiva ao alcance de suas metas e objetivos, são eles:
- Ética
- Persistência
- Liderança
- Disciplina
- Organização
- Humildade
- Modéstia
Estes são os principais ingredientes que se aplicados às técnicas de vendas, irão proporcionar o tão almejado sucesso nas vendas a qualquer vendedor.
De: Sergio Theophilo Soares
segunda-feira, 8 de setembro de 2008
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